quinta-feira, 13 de outubro de 2011

As melhores décadas. (2º Parte)

 No primeiro post sobre as melhores décadas (se você ainda não leu, leia: As melhores décadas. (1º Parte) , eu disse (ou melhor escrevi) que ia dividir esse assunto em vários posts, por ser muito extenso. Hoje vou falar sobre alguns desenhos animados das décadas de 70, 80 e 90, ou até mesmo muito antes disso, que fizeram e fazem sucesso até hoje.

Dragon Ball
 Criado por Akira Toriyama, o mangá ganhou sucesso em 1986 e deu origem a duas séries de animes chamadas Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT, um terceiro anime que não se baseia nas histórias dos mangás. A história junta varios elementos da cultura japonesa. Onde conta a história de uma garoto chamado Son Goku. O garoto foi achado sozinho numa floresta, onde Son Gohan o levou para sua casa para lhe passar todos os ensinamentos de kung fu que conhecia. Numa noite de lua cheia Son Gohan foi morto por um monstro misterioso. Desde então Son Goku mora sozinho na montanha Paozu. Um dia Goku conhece Bulma, uma garota de 16 anos que estava à procura das Esferas do Dragão. Bulma o convence a a ir junto com ela procurar as 7 Esferas do Dragão. Que como dizia a lenda, quando as 7 Esferas estivessem reunidas, invocavam o Deus Dragão Shenlong, que realizaria um desejo que você quiser


Luluzinha
(Little Lulu)
 É um desenho norte-americano criado por Marjorie Henderson Buell e publicada pela primeira vez em 1935, onde a primeira aparição de Luluzinha foi em um casamento onde a garota jogava flores e espalhava cascas de bananas no corredor de uma igreja. O desenho contava histórias de uma garotinha entre 8 e 10 anos de idade que sempre usava um vestido e boina vermelhas, calção branco e sapatos cor de caramelo. Durante a década de 40, aparecia frequentimente anúncios na revista Pepsi. As tiras da personagem começaram a ser distribuídas regularmente pela King Features em 1944. Em 1945 as charges desenhadas por Marjorie eram publicadas no jornal The Saturday Evening Post. Apesar de ser antiquado o desenho continua sendo um classico até hoje.


Capitão Caverna e as Panterinhas
  Criado por Joe Ruby e Ken Spears, é um desenho é de 1970 produzido por Hanna-Barbera Productions, onde um grupo de garotas, chamadas Brenda, Dee Dee e Taff  tentavam resolver problemas misteriosos junto com um homem pré-histórico chamado Capitão Caverna. A primeira e a segunda temporada faziam parte da série Scooby's All-Star de 1979. Em 1980, o desenho passou a ganhar um próprio espetáculo com novos episódios. A animação era originalmente transmitido pela ABC (American Broadcasting Company), um canal de televisão americano, aos sábados pela manhã. No brasil o senho passou a ser exibido no SBT, aos sábados no programa Sábado Animado.

Superamigos
  Produzido entre 1973 e 1975, criado por Hanna-Barbera foi um desenho animado de maior sucesso na época.
  Por ser baseado na Liga da Justiça, o desenho ganhou alguns personagens da Dc Comics, como Superman, Robin, Batman, Mulher Maravilha e Aquaman. Alguns personagens foram criados especialmente para a série como o Samurai que podia ficar invisível. El-Dorado um cara mexicano que podia ler mentes, ficar invisível, fazer ilusões e se teleporta. Super-Gêmeos que vieram de um planeta chamado Exxor, Jaina podia se transformar em qualquar animal e Zan que podia se transforma em água no estado líquido, gasoso e sólido. Vulcão Negro que podia se mover na velocidade da luz, emitir raios, voar e viajar no tempo. Gleek era um macaco azul dos Super-Gêmeos. Chefe Apache, era um índio americano que podia descer 16 metros de altura.
 

Mr. Magoo
Criado pela United Productions of America, era um desenho animado que contava histórias sobre um velhinho, careca, narigudo, ranzinsa, que sempre se metia em situações hilárias e perigosas por conta de seu grave problema de visão. Ele se recusava a se tratar, por isso
diversas vezes confudia pessoas com animais, o que fazia com que parecesse louco. A primeira aparição desse desenho na televisão foi em 1949 com o episódio The Ragtime Bear. Cada episódio tinha cerca de 7 min. Em 1997, o Sr. Magoo foi interpretado no cinema por Leslie Nielse.



Pantera Cor-de-Rosa
É uma criação de Friz Freleng e David DePatie. A primeira aparição da Pantera Cor-de-Rosa foi em 1963 na abertura do filme The Pink Panther de Black Edwards. A abertura fez tanto sucesso, que um ano depois foi produzida uma série de desenho animado. Os desenhos foram produzidos nos estudios DePatie-Freleng Enterprises Studios, Mirisch-Geoffrey e United Artists. Em 1964 o desenho chegou a ganhar o Oscar como a Melhor Curta Metragem de Animação. Nos desenhos inicialmente a pantera aparecia mudo mas havia dois momentos classicos em que ele falava, chamados de: "Sink Pink" e "Pink Ice". Na maioria das partes do desenho tocava ao fundo a famosa música Jazzista de Henry Mancine.



Caverna do Dragão
É uma série de desenhos animados de 1983 e 1986 desenvolvidos nos Estados nos Unidos e no Japão produzido pela Marvel productions, TSR e Toei Animation. O desenho conta a história de um grupo de crianças que resolvem ir ao novo parque de diversão da cidade onde tem uma espécie de brinquedo chamado Caverna do Dragão, um tipo de trem fantasma. Na verdade não era só um brinquedo, era uma passagem que levaria quem a ultrapassase a um mundo diferente, cheio de guerreiros, magos, fantasmas, coisas do tipo. No outro lado da passagem, o grupo de crianças se viram com outras roupas e ganharam armas magicas que foram dadas por alguém que se apresentou como Mestre dos Magos. A parti daí os jovens começaram a procurar de todo jeito, uma forma de voltarem para casa. Mas quase sempre eram impedidos por Vingador, um tipo de mago maligno, que a qualquer custo queria roubar as armas magicas dos jovens para poder destruir o Mestre do Magos e tomar todo o reino.



Papa-Léguas
  Era um desenho de 1949, criado por Chuck Jones para os estúdios Warner Bros. O desenho se passava em um deserto, onde um Papa-Léguas, inspirado em um animal real chamado Geococuccyx Californianus, era perseguido  por todo o deserto por um faminto Coiote, que em busca de de capturar o passaro usava diversas engenhocas adquiridas na compania ACNE, mas sempre tudo dava errado e o passaro sempre achava um jeito de fugir emitindo um ironico "meep meep", segundo os criadores do desenho esse é o som correto e não "bip bip", como muitos pensam. O Coiote também apareceu em outros desenhos como Bugs Bunny (Pernalonga).



Popeye
  Produzido em 1929, e criado por Enziel Crisler Sega, Popeye era um personagem de um clássico quadrinho. Foi adaptado para desenhos animados em 1933, pelos irmãos Dave e Max Fleischer. Popeye era um magricela, que possuía braços avantajados, onde neles havia tatuagens em forma de âncora e usa um traje próprio dos marinheiros. Na maioria das vezes Popeye aparece tentando defender sua namorada Olívia Palito (Olive Oyl) de seu inimigo Brutos (Bluto), um cara forte e mal encarado. No alge da pancadaria entre Popeye e Brutos, Popeye tira uma lata de espinafre do bolso e a ingeri rapidamente ganhando uma força extraordinária e dando uma bela surra em Brutos, ganhando de novo sua amada Olivia.




The Critic
   Do mesmo criador de The Simpsons, Matt Groening. The Critic, conta a história de Jay Sherman, um critico de cinema, gordo, calvo e divorciado que mora em um apartamento com seu filho. O desenho foi exibido por pouco tempo no Estados Unidos entre 1994 á 1995.





Nenhum comentário:

Postar um comentário